Ernesto Cardenal - Poeta Nicaraguense

Uma querida sobrinha, hoje morando nos Estados Unidos, mas fã deste blog, de há muito me pede para escrever algo sobre o AMOR.

Mas falar ou escrever sobre amor é bom quando se está amando, o que não é o meu caso, neste momento. Logo, falta-me o essencial!...

Juro, cara Thelma, a inspiração, para este assunto anda um pouco falha. Mas, por enquanto, para seu consolo, vou fazer minhas as palavras do poeta Ernesto Cardenal1, com todo o seu sentimento!

EPIGRAMAS

Te dou Thelma2, estes versos, porque tu és a dona.
Os escrevi simples para que tu os entendas.
São para ti somente, mas se a ti não te interessam,
um dia se divulgarão, talvez por toda Hispanoamerica…

E se ao amor que os ditou, tu também o desprezas,
outras sonharão com este amor que não foi para elas.
E talvez verás, Thelma2, que estes poemas,
(escritos para conquistar-te)
despertam em outros casais enamorados que os leiam
os beijos que em ti não despertou o poeta.

(...)

Ao perder-te, eu a ti
Tu e eu teremos perdido.
Eu, porque tu eras o que eu mais amava;
Tu, porque era eu que te amava mais.

Mas, de nós dois, tu perdes mais do que eu!
Porque eu poderei amar a outras como amava a ti,
Mas a ti não te amarão mais do que te amava eu!

(...)

Moças que algum dia leiam
Emocionadas estes versos
E sonheis com um poeta:
Sabei que eu os fiz
Para uma como vós
E que foi em vão!

Sorry and enjoy this poem, Thelminha!

Uhu, galera!... Fui!

Updata 13/03: Republicado por erro de postagem!


1. Poeta e sacerdote nicaraguense, dissidente sandinista e considerado um dos mais importantes poetas vivos da América Latina, Ernesto Cardenal Martínez nasceu em 20 de Janeiro de 1925, em Granada.
2. Cláudia, no original (Adaptação intencional do blogger).



Edit: 18/03/2009 - Post original publicado no Blog do Inácio, deste mesmo autor, ora em fase de desativação, e importado para este blog.

GOSTOU DO BLOG? ENTÃO ASSINE O NOSSO RSS FEEDS, GRÁTIS!
Comente este post ou contate-me para sugerir assuntos para um próximo post.
 

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Oba!
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Simpy
  • Blinklist
  • Yahoo
  • Technorati
  • Twit This!
  • Imprimir este artigo!
  • Enviar este post por E-mail!
  • Assinar RSS Feeds!
  • Siga-me no Twitter!
  • Sobre o Autor
  • Adicionar a seus Favoritos!